sexta-feira, 12 de junho de 2015

Painel - Jornal, do papel à multiplataforma





‘’Jornal, do papel à multiplataforma’’ – esse foi o tema do 4° Painel de ontem no 20° Festival de Publicidade de Gramado, que teve a presença de Andiara Peterlle, vice presidente dos jornais e mídias digitais do Grupo RBS, Fernando Bond, Diretor do Grupo Adjori e Larry Kilman representando a Associação Mundial dos Jornais.
   Os palestrantes procuraram mostrar que o jornal impresso está indo cada vez mais para a onda Digital, mas isso não significa que a versão de papel irá acabar. Um dos assuntos trazidos foi a importância do conteúdo do jornal, independente da plataforma que está inserido.
     Um dos assuntos que Fernando Bond trouxe foi a importância do jornalista ser multimídia, tendo capacitação desde a faculdade, para trabalhar com webtv, site e impresso. É uma tendência de hoje, o profissional, seja ele jornalista ou publicitário, trabalhar em empresas que precisam de todos os tipos de ferramentas para divulgação da marca.
   Destacaram-se também os estudos realizados no Estados Unidos sobre a mudança na era digital. Onde a expectativa é que o uso de aplicativos para consumo de notícia aumente, uma vez que o uso de computadores para o consumo de notícias está caindo, é quando o smartphone ganha espaço. Atualmente 80 bilhões de pessoas lêem em ferramentas digitais e 2,7 bilhões lêem em jornal impresso.
   Uma pesquisa feita pela ONU, Organização das Nações Unidas, aponta que já existe no mundo um smartphone para cada pessoa. Devido ao fato do aparelho ser multi tarefas, servindo para mensagens, redes sociais, email, e também notícias.
   Entre as tendências desenvolvidas pelo palestrante para o mercado jornalístico está a produção de conteúdo orientada pelo leitor e a utilização de aplicativos de notícias, uma vez que a procura pelas notícias em sites oficias está diminuindo.
  

Solange Neitzke, acadêmica do 4° semestre de jornalismo da Universidade Feevale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário