sexta-feira, 12 de junho de 2015

Painel - Jornalismo On e Off Line



A "Boataria" que mudou o jornalismo.

Discutir as transformações depois da revolução digital, esta foi a temática que abriu a programação deste dia 12 de junho, último dia do 20° Festival de Publicidade de Gramado. Mediado pelo apresentador Ricardo Boechat, o painel Jornalismo ON e OFF LINE teve as participações de Tulio Milman, jornalista da RBS, Eduardo Pellanda professor da PUCRS, Junior Maicá, criador do O Bairrista e Diego Casangrande, jornalista da Bandeirantes RS.
Em um debate focando os temas como as próximas etapa para entender a tecnologia e as novas formas de difusão de informação e filtros que desinformam os jornalistas se propuseram a demonstrar para o mercado publicitário, que permeia o festival, como farão para manter a atenção do público em seus canais de comunicação, “se quisermos ter imprensa livre teremos que ter uma publicidade pujante”, como destaca Diego Casagrande, jornalista da Band RS.
Pensando em novas tecnologias como forma de definir a dinâmica das informações, o jornalista da modernidade tem a dúvida de ser ON ou OFF LINE ou apenas encontrar o equilíbrio entre as linguagens, “a dificuldade é justamente definir o que vai pro digital primeiro e o que guardo como conteúdo exclusivo no impresso” como confessa, Tulio Milman jornalista da RBS.
A pesquisa em inovação é um dos caminhos apontados para diferenciar a banalização da profissão, afinal o que mantem o púbico é a credibilidade da informação e não a boataria da rede.


Felipe Scheibe, acadêmico do 5° semestre de Jornalismo da Universidade Feevale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário