No início da tarde, aconteceu o painel com Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular. O publicitário expôs o crescimento da classe C no Brasil. Segundo ele, é necessário que os publicitários entendam o novo consumidor, pois o discernimento da classe A é diferente da classe C. Da mesma forma que a relação de consumo dos jovens, que são maioria na classe média, é diferente da de seus pais. “Ou a gente entende essa gente, ou a gente perde. Eles não querem ser catequizados.”
Segundo pesquisas, 8 a cada 10 internautas são de classe média. Para Meirelles, a internet democratiza o acesso à informação. Ele também salientou que as mulheres são as grandes protagonistas da nova classe média brasileira. “Elas tem grande influência no que os homens comem, vestes e compram”, explica.
A maior dificuldade da propaganda hoje é ser democrática, pois é preciso que a mensagem seja entendida por todos. “O que é o Leão de Cannes para quem tem que matar um leão por dia?”, questiona o publicitário.
Por fim, Meirelles comparou as classes sociais. "A classe C prioriza a durabilidade dos produtos, a classe A quer status”, finaliza
Texto: Bruna Foscarini - Estagiária do Núcleo de Jornalismo
Foto: Laura Muiz - Acadêmica do 8º semestre de Moda
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