quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estudantes e profissionais de comunicação de todo o país invadem Gramado esta semana


Realizado a cada dois anos, o Festival Mundial de Publicidade de Gramado chega a sua 18ª edição ocupando o posto de maior evento do segmento na América Latina e terceiro no mundo. E não é para menos: até o dia 02 de setembro, a cidade espera receber mais de cinco mil estudantes e profissionais de comunicação para acompanhar os debates, palestras e diversas outras propostas que prometem esquentar o clima da serra nessa semana.


Tendo como tema central “Onde está a ideia?”, a edição 2011 vai abordar temas relevantes para o setor como criação publicitária, internet, publicidade na Europa, no advertising, design gráfico, marketing esportivo, multimídia, inovação publicitária e televisão/conteúdo, dentre outros. O evento é sem dúvida, uma excelente uma oportunidade não só para profissionais da área, mas principalmente para estudantes de comunicação que buscam uma maior interação com o mercado de trabalho e com o atual panorama do segmento.

Para as acadêmicas do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Anhanguera - UNIDERP, de Campo Grande (MT), Vanessa Velasques e Katiusca Arruda - ambas com 21 anos - a vinda para o Festival representa muito mais do que uma atividade paralela aos estudos. “É a primeira vez que participamos, mas estamos adorando. Está superando nossas expectativas”, afirma Vanessa. Encantada com a região e com a programação do evento, a estudante promete voltar nas próximas edições.

Para a colega Katiusca, que é neta de gaúchos, mas também veio ao sul pela primeira vez, as palestras tem sido o ponto alto da programação. Ela afirma que os temas interessantes, além de atuais, não deixam o evento cansativo e acrescentam uma imensa bagagem cultural para os participantes. A acadêmica adorou o frio da região e não poupa elogios à comunidade local. “As pessoas daqui são muito gentis e educadas, além da cidade ser muito linda”, ressalta.

Para ela, os dois únicos pontos negativos até agora são as cadeiras utilizadas durante as apresentações - pouco confortáveis - e a falta de mais opções para o almoço nas dependências do Serra Park, onde acontece o Festival. “A gente precisa ir até o centro da cidade para conseguir um almoço com preço mais acessível ou opções diferenciadas”, aponta. Mas as duas amigas ressaltam que o saldo da participação no evento é extremamente positivo. “Daqui a pouco, inicio meu estágio e tenho certeza que vou sair daqui com outra visão para trabalhar”, conclui Vanessa.

Texto e foto: Débora Chiari - Acadêmica de Jornalismo

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